Por que os assuntos das lições se repetem?

Por que os assuntos das lições se repetem?

Não tenho procuração para defender a CPAD. Ao contrário, já fizemos críticas contundentes à repetição de comentaristas, por exemplo. Acho que a AD brasileira é muito diversificada e não custava nada variar o cast de autores. Porém, no que tange aos assuntos é imprescindível que alguns se repitam.

Com alguma frequência, conversando com professores de EBD de Norte a Sul, ouço reclamações sobre a repetição de determinados assuntos: “Na lição do 1º Trimestre/2023 falamos sobre Avivamento, pra que repetir esse tema? Agora vamos falar de relacionamentos e família, de novo?”. Sim, prezados, feliz ou infelizmente precisamos repetir determinados temas basilares da nossa Declaração de Fé.

Eu poderia até evocar o currículo cíclico que a CPAD mantém. Porém, há uma razão de ordem prática. É que os temas são abordados, alguns exaustivamente, como a lição do 1º trimestre/2023, mas os problemas se sucedem. Vejam, falamos de equilíbrio, verdadeiro avivamento, etc, e muitos continuam pensando que o sacolejar que ocorre em muitos lugares é avivamento, que igrejas tradicionais não podem ser avivadas, etc! Bem ali depois do encerramento do trimestre! Quantos dos alunos que passaram pelos bancos de nossas EBDs ao longo deste último trimestre estão, de fato, buscando um avivamento pessoal?

É o mesmo caso da família. Quantos problemas na criação de filhos repetem a lógica de Abraão e Hagar? Quantos namoros apressados como o de Isaque há em nossas congregações? Quantos de nós ainda temos predileção por um filho em detrimento de outro como Rebeca? Quantos casamentos, de líderes, inclusive, estão por um fio por causa de ciúmes e traições? Quantas igrejas possuem um departamento efetivo para cuidar das famílias? Seu pastor sabe o nome de seu filho (contando que você na seja o próprio!)?

Ou seja, são questões que persistem apesar das inúmeras lições sobre o tema! O currículo se sucede e o aprendizado flui nas inúmeras classes Brasil afora, mas a prática está beeem distante da teoria. Logo, precisamos repetir o assunto para que se fixe na mente dos alunos. Eu não vejo outra saída!

O que o professor deve fazer é cercar-se de bons conteúdos, dentro do assunto da semana, para trazer a melhor aula possível. Procure bons livros sobre o tema, converse com outras pessoas, interaja por aqui, enfim, não caia no lugar comum da reclamação sem sentido.

Sobre o autor | Website

Meu nome é Daladier Lima dos Santos, nasci em 27/04/1970. Sou pastor assembleiano da AD Seara/PE. Profissionalmente, trabalho com Tecnologia da Informação, desde 1991. Sou casado com Eúde e tenho duas filhas, Ellen e Nicolly.

Inscreva-se aqui e receba nossos posts em seu e-mail!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!