Adultério: Um dos males da mentira em família

Adultério: Um dos males da mentira em família

A lição desta semana é muito interessante: Os prejuízos da mentira na família! E há muitas maneiras da mentira se instaurar e dominar a família. Há lares, infelizmente, em que reina a dissimulação, as pessoas não falam a verdade entre si, o ambiente vive impregnado de falsidade e outros males se agregam.

Casas de contenda são, via de regra, aquelas nas quais reina a mentira. A maledicência se alia à violência e todos saem perdendo. Não é raro, aliás, que a própria família se esfacele e cada um vá para uma direção diferente. Infelizmente, esse não é cenário muito raro nos casamentos de hoje em dia.

Uma das facetas é a mentira quanto há adultérios e puladas de cerca, seja por parte do pai, seja por parte da mãe. Há filhos que guardam memórias desses episódios  e se tornam revoltados e insubmissos. Os adúlteros acham que cultivando a mentira vão manter a autoridade, mas acontece justo o contrário. Outros há que testemunham o adultério e, na maioria das vezes, vivem chantageando os faltosos, tornando os relacionamentos familiares mais complicados ainda.

O ideal nestes casos é não haver adultério. Havendo, que haja uma confissão sincera e uma mudança de vida. Se os filhos forem crescidos a ponto de compreender a situação, devem ser incluídos na confissão do erro numa reunião familiar. Haverá choro, tristeza, revolta, raiva, mas o perdão é um remédio poderoso que poderá fazer a união familiar mais forte e madura. Desde que, obviamente, o faltoso se arrependa sinceramente e mude seu comportamento.

Não fará muito sentido, um pedido desses a cada, digamos, quinzena!

Ps1: Muito cuidado com a regra mundana: negue até não poder mais. Esta não é a postura de crentes em Cristo.

Ps2: Crentes em Cristo não aplicam a auto disciplina, que consiste, mais ou menos, em se ausentar da Igreja três meses quando adulteram. Devem procurar seu pastor para que ele indique o que fazer.

Ps3: Se o adultério envolver outra pessoa da igreja, o pastor deve ser procurado para, em conjunto, resolver as implicações espirituais envolvidas.

Sobre o autor | Website

Meu nome é Daladier Lima dos Santos, nasci em 27/04/1970. Sou pastor assembleiano da AD Seara/PE. Profissionalmente, trabalho com Tecnologia da Informação, desde 1991. Sou casado com Eúde e tenho duas filhas, Ellen e Nicolly.

Inscreva-se aqui e receba nossos posts em seu e-mail!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!