Um avivamento onde você não viu!

Um avivamento onde você não viu!
Falar sobre avivamento é, por vezes, chover no molhado. Todo mundo sabe o que é um avivamento, muitos sabem defini-lo muito bem, mas poucos o experimentam. A melhor analogia para um avivamento é o soprar sobre brasas quase apagadas. Elas são revigoradas e servem a vários propósitos: assar, aquecer, iluminar, etc.
Via de regra, nós, pentecostais, definimos avivamento como um mover onde há muito barulho. Mas nem sempre é assim que Deus trabalha. E isso acontece por nossa miopia ou pela tentação de bitolarmos suas ações.
A seguir, algumas situações em que pode ter havido um avivamento e você não viu:
1) Você não viu avivamento quando sua classe de EBD cresceu. Com o tamanho veio a sede de conhecimento. Seus alunos chegavam cedo e a aula terminava com perguntas em aberto. As tarefas da semana anterior eram feitas de modo efusivo, a alegria do aprendizado era contagiante;
2) Você não viu avivamento quando uma irmã, na congregação da Assembleia de Deus em Cruz de Rebouças I, Igarassu/PE, passou a orar e jejuar todos os dias por uma nação do mundo. Já dizia Stephen Olford: “A espera de um avivamento geral não é desculpa para não desfrutar o avivamento pessoal!” Esse foi o homem que mais influenciou Billy Graham, segundo as palavras do próprio pregador;
Stephen Olford

Stephen Olford

3) Você não viu um avivamento que acontece há 18 anos em Maracanã, no Pará, a 170 km de Belém, pelas mãos da missionária Kelem Gaspar, seu esposo e diversas ajudadoras. O trabalho iniciado em 2005 se estendeu pela região amazônica e agora conta com 36 bases e 127 missionários, em cinco estados do País: PA, PI, RN, BA e MA e atua na Bolívia e na África. A Associação Campos Brancos[1] trabalha com a alfabetização e evangelização de crianças nos cinco dos segmentos menos alcançados do Brasil: indígenas, ribeirinhos, quilombolas, sertanejos e surdos e os resultados são os mais surpreendentes possíveis;
4) Você não viu um avivamento quando a SBB lançou a Bíblia em braile em 2002. Um contingente de mais de 500.000 pessoas pode, desde então, ter acesso à Palavra de Deus nesse formato. Somente no segundo semestre de 2020 foram distribuídas, gratuitamente, 15.000 exemplares da Bíblia para deficientes visuais em todo o Brasil;
Bíblia em braile - SBB

Bíblia em braile – SBB

5) Você não viu um avivamento na explosão de hinos de boa qualidade que surgiram entre os anos 1980 e 2000. Composições tão boas em melodia, letra e qualidade musical que cantamos muitos deles até hoje! Só focando na década de 80 temos:
  • Ademar de Campos: Em 1988 ele lançou o LP Fruto dos Lábios (Homem de guerra é Jeová, seu nome é temido na Terra)
  • Denise: Em 1984 ela lançou Alento (Então se verá o Filho do Homem, vindo sobre as nuvens com poder e glória). Aliás, entre 1980 e 1999 foram 14 álbuns!
  • Embaixadores de Sião: Em 1983 lançaram o álbum Refúgio e Fortaleza (Sempre que eu leio a história de Cristo, eu fico a pensar com grande emoção)
  • Jorge Araújo: Em 1984 ele gravava Cicatrizes (Cicatrizes que provam que Ele precisou sofrer)
  • Ozéas de Paula: Em 1984 ele gravou Tens (Tens a sublime inocência do olhar da criança)
  • Sérgio Lopes: Em 1986 ele gravou Anseios (Por mais que eu procure meus anseios esconder)
  • Shirley Carvalhaes: Em 1984 ela lançou Poemas (Estou contigo oh, meu filho!)
  • Vencedores por Cristo: Abriram os anos 1980 com o álbum Tanto Amor (Você pode ter a casa repleta de amigos, paredes e pisos cobertos de bens)
Gravaram ainda no período grandes hinos que ainda hoje cantamos:
  • Adilson Lopes (Paz no vale, 1982)
  • Álvaro Tito (Não há barreiras, 1986)
  • Banda e Voz (Falando de vida, 1988)
  • Cícero Nogueira (Livro selado, 1988)
  • Edison e Telma (Deus vivo, 1983)
  • Grupo Logos (Portas Abertas, 1987)
  • Jorge Camargo (Salmos, 1987, Quão amáveis são os teus tabernáculos)
  • Júnior: Mesa preparada, cabeça ungida
  • Rebanhão (Novo dia, 1987, Eu quero voltar ao primeiro amor)
  • Sinal de Alerta (Creio, 1985, Creio num Deus que pode tudo)
  • Vento Livre (Vento Livre, 1987, Tantos amantes na vida)
  • Voz da Verdade (Além do Rio Azul, 1988).
  • Tudo isso fora Mara Lima, Renato Suett, José Carlos, Martinho Lutero, Novo Som, Milad, Catedral, Altos Louvores, Vaninha, Nova Dimensão, Turma do Barulho, Jessé, Som Maior, Feliciano Amaral, entre centenas de outros. Alguns dos quais já gravavam, mas houve uma produção mais expressiva no período.
Em 1985 foi lançada em Recife a primeira Rádio Evangélica do Brasil. Na ausência de outras mídias tornou-se uma oportunidade enlevo espiritual para seus ouvintes e vitrine para muitos cantores divulgarem seus trabalhos. Veja quanta coisa boa aconteceu no período!
6) Você não viu um avivamento na Década da Colheita. Um projeto gestado em 1988 e levado a efeito na próxima década que foi um marco na evangelização nacional. Suas metas eram:
  • Levantar um exército de três milhões de intercessores;
  • Ganhar 50 milhões de almas para Cristo;
  • Preparar 100 mil obreiros dispostos a trabalhar na seara do Mestre.
  • Estabelecer 50 mil novas igrejas em todo o Brasil; e
  • Enviar novos missionários para outras nações.
Mesmo tais metas não tendo sido alcançadas naquele momento é inegável a contribuição do projeto para a evangelização nacional, aliás, o último e grande projeto nacional da denominação;
Lição Bíblica divulga a Década da Colheita

Lição Bíblica divulga a Década da Colheita

7) Você não viu um avivamento na Cruzada Bernhard Johnson, que percorreu o Brasil de 1967 a 1995. Foram 225 eventos desta natureza, além dos trabalhos pré e pós cruzada. Somente na primeira grande cruzada (que ainda se chamava Boas Novas), na cidade de Taubaté/SP, cerca de 1.300 pessoas se converteram para Cristo!
Bernhard Johnson

Bernhard Johnson

8) Você não viu um avivamento na explosão de conhecimento teológico dos últimos 20 anos. Nestas duas décadas foram lançados milhares de livros, centenas de Bíblias de Estudo as mais diversas, foram criados centenas de seminários teológicos e, apesar, de todos os problemas, hoje o estudo teológico está disponível a quase qualquer pessoa no Brasil;
9) Por falar no assunto hoje há dezenas de grupos estudando sobre Teologia Pentecostal, dezenas de livros tem sido lançados sobre o tema e diversos outros estão sendo escritos sobre esse tema abençoado. Em que outro momento você viu um avivamento semelhante?
10) Você não viu um avivamento com a possibilidade de pregação do Evangelho através da internet. Milhões de páginas, perfis, lives e outros conteúdos estão chegando a pessoas que de outro modo jamais seriam alcançadas pelos meios convencionais de mídia de massa, apesar de todos os percalços, Cristo tem sido anunciado!
Abra os olhos! Um avivamento pode estar acontecendo bem aí ao lado!
[1] Conheça a Associação Campos Brancos: https://www.facebook.com/ProjetoCamposBrancosOficial

Clique aqui para fazer o download!

Sobre o autor | Website

Meu nome é Daladier Lima dos Santos, nasci em 27/04/1970. Sou pastor assembleiano da AD Seara/PE. Profissionalmente, trabalho com Tecnologia da Informação, desde 1991. Sou casado com Eúde e tenho duas filhas, Ellen e Nicolly.

Inscreva-se aqui e receba nossos posts em seu e-mail!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!