Grego: uma aula introdutória!
Prezados professores e alunos da EBD, que tal uma introdução à língua grega!? O grego é relativamente simples de aprender, pois se assemelha ao nosso idioma. O que complica são os meandros. Aqui vão as informações mais básicas possíveis para que você possa ter uma noção de como ele funciona.
Para os que não conhecem o alfabeto grego vamos começar no basicão com o vídeo abaixo, que pode ser acessado no Youtube ou aqui mesmo no player do portal e visualizado quantas vezes você julgar necessário.
Alfabeto grego
Algumas regras básicas de pronúncia
Para memorizar as letras do alfabeto grego há uma atividade infalível:
- Veja a imagem abaixo, clique nela e vai abrir numa aba à parte, num tamanho maior e de melhor qualidade. Clique com o lado direito e selecione Copiar imagem. Daí cole no Microsoft Word ou outro editor de textos e imprima duas cópias. Você pode imprimir do próprio navegador também (mais abaixo há links pra download tanto em Word quando em PDF);
- Pegue uma das cópias e memorize a ordem das letras citando-as em voz alta, enquanto as percorre mentalmente;
- Depois feche os olhos e repita mentalmente cada letra em voz alta. Não se importe se errar a sequência isso acontece com todos os iniciantes. Reinicie ao final, quantas vezes desejar. Uma boa opção é memorizar cada fileira de seis letras, uma após a outra e repetir para fixar;
- Agora pegue uma folha em branco e repita, quantas vezes quiser, cada letra minúscula (é assim que vamos encontrar na maior parte das palavras)
- Na segunda cópia recorte os quadrados com as letras, espalhe numa mesa e embaralhe, depois tente ordená-las.
Repita este exercício quantas vezes achar necessário. Abaixo colocamos mais um vídeo com a pronúncia rápida e sequenciada das letras para facilitar a memorização.
Seja o primeiro a comentar!