Use a informação para melhorar sua EBD!
Estamos em pleno século XXI, na Era da Informação. A maioria de nós já não lembra como era a vida há dez ou vinte anos, que dirá trinta!? Em 1996 este que vos escreve foi sorteado para comprar um celular. Sim, as linhas eram sorteadas e o usuário ficava numa fila extensa para habilitar seu aparelho. Basicamente, ele fazia apenas duas coisas: chamadas e mensagens curtas de texto. Esse que foi meu primeiro aparelho nem o famoso jogo da cobrinha tinha.
Os anos se passaram e estamos imersos nas redes sociais, às voltas com bugigangas tecnológicas e com cada vez menos tempo, comprando e habilitando celular por SMS. Nossos aparelhos possuem os mais incríveis aplicativos e todos os dias se descobre uma funcionalidade nova. Mas não é sobre isso que queremos escrever.
Salta aos olhos a forma como muitos salvos não aproveitam a tecnologia a nosso favor. Anos atrás participei de uma palestra na Consciência Cristã sobre empreendedorismo digital e uso das redes sociais para a glória de Deus. O expositor, muito bem preparado, frisou que o povo evangélico é pródigo em consumir conteúdo das mais diferentes mídias, mas, infelizmente, ainda produz pouco conteúdo de qualidade relevante. Incluem-se aí as igrejas.
Como esta é uma página voltada para a EBD, que dizer do professor que não tem os dados de seus alunos? Não sabe seus nomes e sobrenomes, não sabe onde moram, quando aniversariam, não sabe seus telefones e/ou e-mails. Não acompanha quando vieram pela última vez. Dá de ombros quando desaparecem. É imperativo mudar essa realidade.
O que fazer?
O passo inicial é ter os dados. Nome, sobrenome, data de nascimento, endereço, e-mail, etc. É o mínimo. Há um segredo aí. É preciso manter os dados atualizados. Com alguma frequência as pessoas mudam de telefone, de endereço, etc. É preciso estar atento a essas mudanças.
O próximo passo é criar um grupo de WhatsApp. Incluir nele seus alunos e enviar diariamente conteúdo relevante. Em nosso grupo há diversos conteúdos que podem ser compartilhados ao longo da semana. Evite discussões políticas e outros assuntos que pouco ou nada tenha a ver com a escola. Ao aluno que faltar envie uma mensagem pessoal. Nada de mensagem padrão. Não precisa ser extensa, basta que o aluno perceba que você lembrou dele. Se puder, ligue e conserve objetivamente com ele.
Se o aluno falta por mais de três semanas é hora de ir visitá-lo. Uma boa providência é telefonar antes para agendar um horário conveniente a ambos e sentir o que pode estar acontecendo. Ore e, se possível, jejue antes de ir se o caso for crítico. Se possível, esteja acompanhado de outros alunos da mesma sala. Uma solução radical, mas que pode render bons frutos, é levar a classe toda e trazer a aula para a casa dele! Que tal?
Informação é poder. Se você tem informações atualizadas dos seus alunos, estará sempre um passo a frente dos demais e cada vez mais perto deles.
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